Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos


DSC04680

DSC04679

DSC04665

DSC04664

Os equipamentos elétricos e eletrônicos são todos aqueles aparelhos que usamos diariamente em nossas casas e nas empresas que necessitam de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos para o seu funcionamento, incluindo todos os componentes necessários para o seu pleno funcionamento. Abrange desde os pequenos eletrodomésticos, como secadores de cabelo, liquidificadores até os distribuidores automáticos de alimentos e dinheiro, bem como as máquinas de caça-níqueis. A diretiva da União Européia – Diretiva 2002/96/CE, de janeiro de 2003, divide esses equipamentos em dez categorias:

Fonte: Adaptado do Anexo I A, Parlamento Europeu (2003b). Esses equipamentos, em termos gerais, são constituídos de diversos materiais como: metais (ferrosos e não ferrosos); vidro e plástico. A figura abaixo demonstra os materiais básicos usados na manufatura de equipamentos eletrônicos.

Materiais básicos usados na manufatura de refrigeradores, computadores e televisores. Fonte: Kang e Shoenung (2005). Quando esses equipamentos são descartados são caracterizados como “resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos – REEEs, que no Brasil recebem outras denominações como: e-lixo, lixo tecnológico, lixo eletrônico, etc. No entanto, além de serem constituídos de materiais que podem ser reciclados, possuem também, substâncias tóxicas, são os metais pesados, como: mercúrio usado nos visores e chumbo usado em soldas e nos tubos de imagem de televisores e computadores. Esses metais pesados são bioacumulativos e podem afetar drasticamente o meio ambiente e a saúde dos seres humanos. Quando os equipamentos eletrônicos são jogados diretamente no lixo comum, seguindo para os depósitos de lixo, essas substâncias são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos. Portanto, os destinos corretos para esses equipamentos quando não mais úteis para o primeiro usuário, são: * Reuso – quando não for mais útil para você, doe para outra pessoa ou instituições. Lembre-se sempre de ver se esta atitude é viável, ou seja, o aparelho esteja funcionando; o reparo não seja inviável economicamente ou se ele consome muita energia. *Reciclagem – envie para as associações de catadores ou entre em contato com o serviço de limpeza urbana da sua cidade e veja como descartá-lo corretamente. A reciclagem de equipamentos eletrônicos já é obrigatória nos países desenvolvidos, onde se adota o Princípio da Responsabilidade Estendida do Produtor – REP, sendo o produtor responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto do seu produto pós-consumo. No Brasil já existem indústrias que trabalham com a reciclagem desses equipamentos, na web página do CEMPRE (compromisso Empresarial para Reciclagem) você encontrará empresas cadastradas que fazem este serviço. No entanto, não existem leis responsabilizando o produtor sobre o gerenciamento. O CMRR implantou em setembro de 2008 o programa 3RsPCs que busca soluções para a destinação social e ambientalmente correta dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, dentro dos princípios da Redução, Reutilização e Reciclagem. Os objetivos são fomentar a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento de tecnologias no setor. Contribuição: Rosana Gonçalves Ferreira Franco, mestranda em Meio Ambiente do DESA/UFMG e Analista Ambiental do programa Minas sem lixões do governo do estado de Minas Gerais.

DSC04679

DSC04624

SIRE 2009

Anúncios

Sobre cesambh

Educador de informática do CESAM de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Curso. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s