Para TRT, uso indevido de e-mail dá justa causa


A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) manteve uma sentença que considerava válida a demissão de uma funcionária de uma empresa de telecomunicações por usar o e-mail profissional para assuntos particulares.

A funcionária recorreu à Justiça do Trabalho para reverter sua demissão por justa causa. Ela alegava que a empresa teria usado cópias de e-mails para justificar sua demissão, e esse procedimento seria proibido pela Constituição Federal.

O relator do processo, juiz Ricardo Machado, considerou que as mensagens provavam que a funcionária descumpria normas da empresa: utilizava o e-mail comercial para fins pessoais e desrespeitava clientes da empresa. ‘Esses procedimentos justificam justa causa.’

O TRT entendeu que usar e-mails corporativos como prova de má conduta de empregado não fere o artigo 5º da Constituição Federal, que garante ao cidadão o direito à privacidade e sigilo de correspondências. ‘O e-mail corporativo não pode ser comparado a cartas, e-mails pessoais ou telefones, que possuem cunho pessoal.’ Ao contrário, o e-mail corporativo seria ferramenta disponibilizada pelo empregador, proprietário dos equipamentos.

ORKUT

A mesma turma do TRT condenou, esta semana, uma empresa de telemarketing a pagar as verbas rescisórias a um funcionário demitido por justa causa após criar uma comunidade no Orkut em que expressava a sua insatisfação com a empresa. ‘Ele transmitiu sua opinião sobre a empresa via internet, fora do local de trabalho. Conduta assegurada pela liberdade de opinião e de expressão’, afirmou o juiz André Damasceno, relator do processo.

Anúncios

Sobre cesambh

Educador de informática do CESAM de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

90 respostas para Para TRT, uso indevido de e-mail dá justa causa

  1. dagoberto marlon rodrigues pires disse:

    essa atitude tomada com a funcionaria foi muiot certa pois,quando entramos na empresas e falado o que pode, e o que nao pode .e as vezes pensamos ser mais espertos que a empresa damos telefones sem precisao,mexemos em email em hora de trabalho.
    e nao sabemos que toda a empresa e monitorada por tecnicos de computadores,pois caso for preciso e descoberto o deslize do trabalhador.

  2. e por ser justa causa a trabalhadora nem deveria ir ao tribua ,pois ela estava errada.

  3. dagoberto marlon rodrigues pires disse:

    para mim a empressa esta certa pois a trabalhadora sabia que stava errada au mexer em email,por isso foi demitida por justa causa sem direito a casa nada.

  4. José Lucas disse:

    Acredito que essa funcionária agiu errado em usar o e-mail de trabalho dela para outros fins se não o de trabalho, acredito tambem que ela não sabia que os seus chefes ou seja lá quem for que a denunciou fossem ter acesso a sua conversa, o que na minha opinião é errado, quanto a questão da comunidade do orkut eu acho que o funcionário não deveria ser demitido por justa causa, no máximo deveria ser uma demissão normal, por expressar a sua opinião, já que estamos em país que somos livres para dar a nossa opinião, pra mim isso foi errado, além disso, imagine se todos que falam mal do governo forem demitidos, não vão haver mais trabalhadores, e nem muito menos políticos porque ninguem vai votar em alguem que não possam nem no mínimo críticar. Ainda acrescento : AS CRÍTICAS FAZEM PARTE DA VIDA…

  5. Lucas disse:

    Eu concordo com a demissão por justa causa por mau uso so e-mail e do orkut ,se a pessoa esta insatisfeita com a empresa pede conta não fica comentado pelo orlut não ou então fica calado.

  6. Lucas disse:

    Eu concordo com a demissão por justa causa por mau uso so e-mail e do orkut ,se a pessoa esta insatisfeita com a empresa pede conta não fica comentado pelo orlut não ou então fica calado.
    Se estamos dentro de uma empreza para trabalhar não devemos misturar fins pessoal com fins do serviço não.
    Se voce quiser criticar a empreza você não deveria sair fazendo comunidades no orkut naum, chega e conversa com o diretor da empreza e fala com ele sobre o que vc naum esta gostando dentro da empreza.

  7. Thales Augusto Fagundes disse:

    Essa reportagem consta o fato de uma mulher ter usado o e-mail da empresa para assuntos pessoais e, consequentemente foi demitida por justa causa. Eu penso que o uso do e-mail profissional é só para envio de materiais de uma determinada empresa ou para assuntos relativos à mesma, mas acho que o uso de e-mails pessoais pode ser utilizado, desde que seja autorizado pelo chefe. Já se esse meio for utilizado sem qualquer autorização, a demissão pode ocorrer mas, em minha opinião, sem ser por justa causa.

  8. Jorge luiz disse:

    Na minha opinião esta moça agiu muito errada a usar o Email de trabalho para conversas particular
    se ela quizese conversas com alguem pelo Email criava um outro pra ela, que não seja o de trabalho e mesmo assim usar na casa dela ou em outros lugares mais não dentro da empresa que ela trabalhava.
    agora este negoçio do orkut ai eu achei muito errado porque a moça comentou sobre o local que ela trabalhava fora da empresa, é foi mandada embora por justa causa, no maximo ela tinha quer ser demitida mais não por justa causa.

  9. Alvaro disse:

    Na minha opinião, a demissão da Mulher foi justa por “usar o e-mail profissional para assuntos particulares”.
    Sobre o outro funcionàrio que criou a comunidade no orkut, foi errado da parte dele criar esse tipo a comunidade com o a opinião dele sobre a empresa,mas ele expressou sua insatisfação fora da empresa, e fora da empresa todos temos a liberdade de opinião e de expressão, por isso que a empresa teve de pagar as verbas a o ex-funcionario

  10. daniely dos santos lima disse:

    no primeiro texto a funcionaria foi mandada embora por justa causa, na minha opinião ela fez errado ao usar o e-mail “da empresa” para entereses particulares, para falar mal de clientes alem de esta descrumpindo as normas. No segundo texto o funcionario deveria ser mandao embora, porque a empresa nao quer la dentro pessoas com criticas a fazer da propia empresa, mas nao acho que ele deveria ser mandado embora por justa causa poque o Brasil é um país livre onde temos liberdade de exprassão.

  11. Isaias nacione costa silva disse:

    Eu entendi que o uso do e-mail, ou do orkut é proibido e pode levar até a justiça.
    e nesse texto nostra que se descobrirem que você entrou no orkut ou e-mail, você vai ser mandado embora por justa causa (sem direito a nada), e que há como provar que você entrou no orkut ou e-mail,
    Eu acho que uma falta de respeito com os outros para provar que a pessoa entrou ou não no aorkut ou e-mail para mandar a pessoa embora, apesar que naõ devia entrar.

  12. guilherme disse:

    – é se ela realmente uso o e-mail do trabalho para assunto pessoal eu acho muito certo ela ter sido mandada embora por justa causa, mais si for verdade o que ela alego ai não, ai já foi sacanagem da empresa, mais como o juiz Ricardo Machado considerou que as mensagens provavam que a funcionária descumpria normas da empresa: utilizava o e-mail comercial para fins pessoais e desrespeitava clientes da empresa. ‘Esses procedimentos justificam justa causa.’ Então ela deveria mesmo ser mandada em borra.. ♥_♥ ..

  13. gisele pereira disse:

    no primeiro caso ela nao tinha que dar seu e-mail de trabalho para falar de suas particularidades se quisesse fizesse outro e conversava, claro que fora da empresa e o segundo caso ele deveria ter sido mandado embora ou ele mesmo pedir demissao pois quando voce esta insastisfeito com alguma coisa ou voce tenta melhorar ou voce sai e se voce nao gosta pra quê que vai peder seu tempo e o tempo da empresa com essas chateaçoes resumindo se nao gosta pede pra sair nao fique perdendo o tempo da empresa e nem o seu.

  14. marcus disse:

    esta funcionária agil errado pois usou o email de
    trabalho para usalo com assuntos pessoais,por
    isso comcordo a sua demiçao,e ainda mais sabendo
    que o seu chefe fosse ter asseço ao email.

  15. Robson Batista dos Anjos disse:

    A atitude tomada pela empresa está muito correta porque a empresa é um local para tratar de assuntos profissionais, os assuntos pessoais devem ser tratados fora do local de trabalho. Muitas pessoas aproveitam que a empresa dispõe de recursos como a internet e acabam usando- os de maneira errada, enviando e-mails pessoais acessando sites de relacionamentos, tais atitudes devem ser melhor analizadas pelos empregados para evitar uma justa causa.

  16. wesley dario disse:

    Eu acho na minha opinião que ela estava errada pois o local que ela estava, no caso seu serviço, não era adequado para estar entrando no E-mail que a empresa não aceitava, ela deveria ser mandada por justa causa sim, pois as normas havia dito que nao era permitido a entrada em e-mails pessoal, mas como ela entrou foi mandada embora, no caso ela nem devia ter ido ao tribunal de justiça pois ela tentou recorrer seu erro fazendo uma mentira que poderia ser muito grave.

  17. Rafael Melo disse:

    Achei a atitude da empresa muito justa, pois ao entrar em uma empresa você tem quer ja saber os seus direitos e deveres la.
    E eu tenho certeza que la estava escrito que nao pode acessar sites de orkut, E-mail pessoal etc.
    Mas no caso dela ela uso o E-mail profissional para resolver assuntos particulares.
    Bom, se ela achou que ia se da bem, Se engano.
    Deu foi muito mal.
    Demissão por justa causa nela!

  18. Antonio disse:

    A eu acho q a empresa foi correta ao demitir a secretaria por justa causa pois se você quer usar msn orkut você deve usar isso em casa pois na empresa que você vai trabalhar lá é lugar de trabalho e não lugar para bater papo.E eu achei correto a atitude de mandar ela embora por justa causa e muitas pessoas abusam do poder quando a empresa dexa utilizar a internet para uso e aproveito da empressa para pesquisas e outras coisas uteis coisas relacionadas a empresa.

  19. warlisson disse:

    Eu acho que foi,simplesmente coreto pela demição por justa causa não devemos entra em orkut.e nem outro tipo de Email por que na empresa não e local,para se asesar orkut e msn,podem pensar que você estar passando informações da empresssa,e pensa que você e um espião,e demição por justa causa eles não que nem saber se você,foi ingênuo
    problema e seu,saber que não pode assesar orkut na empresa então por que assesa?e bem melhor evitar do quer ser mandado embora por justa causa.

  20. Luiz Sérgio disse:

    Eu achei a demissão correta pois a empresa é um local para tratar de assuntos profissionais e os assuntos pessoais devem ser tratados fora da empresa.Para mim essa funcionária agiu de forma inadequada,porque existem algumas empresas que disponibilizam a internet e não sabem aproveitar a oportunidade que lhe está sendo concedida.Se fosse no meu caso não usaria a internet de maneira nenhuma a não ser que meu chefe pedisse para pesquisar alguma coisa.

  21. luiz gustavo disse:

    eu acho que ela esta errada por que ela usou o e-mail para questionar o que achava da empresa, isso é errado e acho justo a demissão dela. quando estamos dentro de um local de trabalho devemos ter respeito e saber seguir as regras ao pé da letra ela no caso usou o e-mail comercial para fins pessoais. alem disso desrrespeitava os clientes da empresa, o que é mais uma coisa errada devemos na minha opinião devemos tratar os clientes com educação por mais que eles estejam errados.

  22. brendo lorailly disse:

    o uso endevido da imail pode dar justa causa por mais que voce tente apagar o pograma de um bom profisional descobre os seus relasionametos paraquem voce emviou,eaida mais vose pode ser demitido por justa causa sem os seus direito so com os dias que voce trabalhou na empresa,e não adiata tetar entra na justisa porque ela vai ao favor da empreza,poque ela empois uma regra eos fosionarios tem que coprir comos seus deveres,não e so no imail no or hut tembém.

  23. icaro gabriel disse:

    Para mim eu não sei quem estar certo mais se ele estiver utilizando o seu E-mail e demissão por justa cusa mais o acusado estar falando que a empresa estar fazendo isso para demitilo para não levar nada so podera ir para justiça mais justiça ela vai olhar mais para o lado da impresa ,mais eu acho que ele utilizou e a impresa viu e copiou para todos saber.

  24. everton disse:

    essa atitude tomada com a funcionaria foi muito certa pois,quando entramos na empresas e falado o que pode, e o que não pode .e as vezes pensamos ser mais espertos que a empresa damos telefones sem precisão,mexemos em e-mail em hora de trabalho é asesamos orkut,nsm, empresa dexa utilizar a internet para uso e aproveito da empressa para pesquisas e outras coisas uteis coisas relacionadas a empresa.

  25. Justo. porque nao tevemos fazer isso, se para usar o E-mail,que usem mais somente na hota que prescissa enviar um relatotrio para outra empresa, ou quando seu chefe manda voce fazer mais alguma coisas. se não você nao entra para não complicar sua vida profissional, principalmente nós adolescente, que no primeiro emprgo somos demitido por justas causas empresa nenhuma vai te querer mais…

  26. Davidson Antonio da Silva disse:

    Usar e-mail no local da trabalho sendo ele pessoal, na minha opinião é totalmente errado. Acho que o uso de e-mail, orkut, e outros sites de relacionamento deve ser feito em casa ou na lan-house.

  27. lucas herique disse:

    não gostaria der ser demitido por justal calsa aida mai só por ter dito o que eu acho. tambem não acho certo entrarmos nestes sites ainda estando dentra de uma impresa.acho certo ademição por justa causa nasse caso.

  28. Leandro santana da silva disse:

    Na minha opinia foi justo,pois nao devemos fazer isso, ela sabia que estava erra e cometou o erro, pois a empresa e um local para tratar de assuntos relacionados a trabalho, assuntos pessoais e lugar de tratar fora da empresa.
    concordo com a demisao da funcionaria.

  29. Alan disse:

    acho mais do que justo ate porque quando o adolescente assina o contrato de trabalho ele esta ciente de que é proibido mexer tanto ORKUT quanto no EMAIL sem autorizações,isso da demisão por justa causa.Os educadores do CESAM falam quase o tempo todo que não pode mexer, que se voce pode ser mandado embora por justa causa sem os direito do trabalhador.

  30. joão felipe elias disse:

    “…Na minha opinião a empresa tomou uma decisão muito correta, pois no horário de trabalho não é hora de mexer ne E-mail, pois os funcionários ganham para fazer aquele serviço, e se eu fosse o dono daquela emprese ou de qualquer outra empresa eu tomaria a mesma decisão!!!

  31. Mateus Maia disse:

    A funcionária acima, estava realmente errada ao meu ver, em usar um e-mail corporativo para fins pessoais e imprópios, pois tal e-mail à foi confiado para fins profissionais e não pessoais.
    Isto é mais uma prova de que temos que pensar muito bem antes de fazer qualquer coisa em nosso local de trabalho!

  32. pablo disse:

    No caso,de usar o computador da empresa pra fins pessoais,acho justo a demição.
    Mas no caso da comunidade que espressava a insatisfação dos funcionarios,fora da empresa,acho eu não seria justo a demição.
    liberdade de expressão,de qualquer forma não seria etico fazer tal comunidade.

  33. pablo disse:

    Para mim usar e-mail e orkut, em uma empresa está errado porque vc não foi contratado para isto.Até si o educador deixar não é bom mexer.

  34. igor alef disse:

    Na minha opiniao a empresa esta certa por que a funcionaria nao pode usar o e-mail profissional para assuntos particulares.Quanto ao assunto do orkut eu penso que o funcionario esta em seu direito de expressar sua opiniao, mas penso que se deve respeitar a empresa em que trabalhamos

  35. thiago e marcelo disse:

    na minha opinião a empresa tomou a decisao correta!
    Porque email comercial é para assuntos da empresa e nao para assuntos particulares, por isso concordo com a demissao por justa causa

  36. Alison Adlas Gonçalves Pereira disse:

    Na minha opinião a decisão da empresa foi correta ao demitir a funcionária pois usar o E-mail particular e uma falta de respito com a impresa .Ou seja se fosse repitido o erro com qualquer fucionário deveria ser demitido.E no cursso do CESAM fica bem claro para todos os alunos .Eu acho certo a demissão da fucionária.

  37. Filipe santos disse:

    Na minha opinião a empresa de certa forma agiu certo, pois a funcionária fez o uso indeviduo do aparelho de trabalho de forma que ocorreu a demissão de justa causa, e em local de trabalho so se obdece as ordens do chefe no caso ela fez um uso de seu local de trabalho errado e se tinha necessidade de fazer isto tivesse perguntado antes.

  38. Darlan disse:

    Realmente…A demissão foi válida por usar o email para causas próprias.O funcionário tem que saber que existe uma certa responsabilidade que deve seguir!

  39. Lucas Lima disse:

    Eu nao discordo da atitude da empresa, pois o email dela era profissional,e ela nao deveria usa lo para coisas pessoais, ou para se sobressair de algo.

  40. Gilmar disse:

    Realmente a decisao foi muito certa pois o q acontece dentro da empresa tem que ficar dentro delas ISTO É ETICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  41. Nathalia disse:

    A atitude do TRT foi correta,pois da mesma forma que exigimos a”proteção”da Justiça,temos que fazer por onde cumprindo os deveres dentre eles respeitar o ambiente de trabalho…………

  42. marcos disse:

    na minha opiniao tanbem concodo porque foi correto ao demitir,porque email comecial e um assuto da enpresa.usar conputador da enpresa assuntos paticulares
    e errado.

  43. GRACIELLE disse:

    NO PRIMEIRO CASO A FUNCIONÁRIA ESTA ERRADA POIS ANTES DE ENTRAR NA EMPRESA ELA JÁ DEVIA ESTAR SABENDO DAS REGRAS E SE ELA QUIS CONTINUAR,ELA TINHA A OBRIGAÇÃO DE RESPEITAR AS DEVIDAS REGRAS.

  44. SELLEN disse:

    A DEMISSAO FOI JUSTA POIS,E-MAIL COMERCIAL MEXE COM ASSUNTOS INTERESSADO A IMPRESSA E NAO A ASSUNTOS PESSOAIS.

  45. Jéssica Albino disse:

    Na minha opinião a empresa agil de forma correta demitindo a funcionaria que usou o email para fins pessoais!!!!!!!!!!!
    com relação ao orkut todos tem direito a expressar o que acham de uma empresa mesmo que você trabalhe nela!!!!!!!!!!!

  46. Priscila de Jesus disse:

    A empresa esta correta em ter demitido por justa causa ,pois o e-mail é dela mas para receber msg referentes a empresa não para uso pessoal,onde ela comenta o que quiser sobre qualquer coisa .

  47. djullian disse:

    acho que as empresas devia fazer com que o empregado saiba que nao e permitido,e se o empregado continuar ta mais do que certo sua demissao,a final as leis nao sao feitas para passar por cima e sim para ser comprimda,o fato do orkut,a empresas sabem que podem bloquia no sistema,e quando nao e feito na empresa,o direito do empregado noa esta perdido pois tem liberdade para se espressar,entao concordo com as duas penalidades que deram,fatos sao fatos eles em si nao deixa brecha pra duvidas nao é.

  48. ALINE disse:

    SE ELA SABIA”QUE DENTO DA ENPRESA TINHA REGRAS A OBRIGAÇÃO DELA ERA CONPRIR ENTÃO PROBLEMA E DELA.

  49. Priscila campos e Jessica Lopes disse:

    na nossa opinião,a empresa ta certa pois trabalho e sigiloso e a funcionaria tava usando seu local de trabalho pra emails pessoais.correndo risco de um virus rakear todos conteudo da empresa .

  50. luciene disse:

    A empresa foi correta ao demiti a funcionaria por que ela deveria perguntar antes de fazer qualquer coisa.

  51. aquila disse:

    A empresa poderia verificar melhor acituaçao ocorida naquele momento, porque os que trabalha conosco so querem nos ferra. falo por experiencia propria.

  52. Anderson Gabriel disse:

    Nesse caso ela foi demitida po justa causa e com certeza por ela estava ofendendo os cliente de onde ela trabalhava.

  53. Geane disse:

    Na minha opiniao foi correto ter demitido, ela estava la para trabalhar.E deveria ter obedecido as regras da empresa.

  54. Anderson Gabriel disse:

    Fica muito claro que não pode usar o ORKUT na empresa mais as pessoas não dão valor do que e falado e acabam usando o ORKUT e isso e justa causa sem direitos sem nada. Na minha opinião. Deixar a vida pessoal fora do trabalho que trabalho e pra trabalhar.
    Ass: Anderson gabriel

  55. eu acho isso muito errado hora de trabalhar e hora de trabalhar hora de conversar
    no orkut é depois do trabalho eles deve ter feito isso ja sabendo que não podia mecher no orkut fez isso de bobera por isso foi mandado embora por justa causa.

    bom dia. mayconbuenos aires mendes

  56. o que esses meninos fizeram e muito errado els ja devem ter ouvido que
    não podia fazer isso dentro da empreza o castigo que eles tomou foi serto.

    maycon buenos aires mendes

  57. Diogo Henque disse:

    As normas da trt são bem claras e falam que e proibido a utilizacão de sites de relacionamentos na empresa exemplo orkut, msn. e etc.

  58. A demisão dela por justa causa foi coreta por que ela estava usando um equipamento de trabanho para fis pessoais ja o cara tava fora do local de trabanho

  59. Dayane Oliveira Rodrigues disse:

    Bom , acho que a menina foi errada porque usou o e-mail para fins pessoais , não para o trabalho e foi correta ser demitida por justa causa.

  60. nycksson disse:

    eu acho que a empresa esta esta o funcionario não teve ficar usando o email da empresa para negocios pessoais. a empresa teva uma atitude justa

  61. nycksson disse:

    eu acho que a empresa esta esta o funcionario não teve ficar usando o email da empresa para negocios pessoais. a empresa teva uma atitude justa .

  62. Washington disse:

    Eu acho, que não adiantava ter levado esse caso para a justiça, pois ficou claro que essa funcionária usou o computador da empresa (uma ferramenta de trabalho), para fins pessoais, por isso antes de algum funcionário cometer esse tipo de erro, deve pensar duas vezes e também não adiantar ficar atacando a empresa por trás, pois provavelmente ela deve ter argumentos suficientes para usar no tribunal de justiça, contra essa funcionária.

  63. Andreza carmo dos santos disse:

    NO PRIMEIRO CASO A FUNCIONÁRIA ESTAVA ERRADA POIS ANTES DE ENTRAR NA EMPRESA ELA JÁ DEVIA ESTAR SABENDO DAS REGRAS E SE ELA QUIS CONTINUAR,ELA TINHA A OBRIGAÇÃO DE RESPEITAR AS DEVIDAS REGRAS E TAMBEM ELA NAO TINHA QUE DAR SEU E-MAIL PARA A EMPRESA,PORQUE NAO DEVEMOS COMPARAR NOSSA VIDA PESSOAL COM O TRABALHO,TRABALHO E TRABALHO.E A EMPRESA TEM TODO O DIREITO DE DEMITIR ELA POR JUSTA CAUSA,PORQUE ELES TINHAM PROVA QUE ELA USAVA SEU E-MAIL.

  64. Glayce Thais da Silva disse:

    Ela tinha que ser demitida por justa causa mesmo e não tinha nada que ter recorrido ao tribunal. Usar email na empresa para fins pessoais e não profissionais é errado, e toda empresa que se prese não se sujeita a liberar para que os funcionários possam usar emails, orkut,msn para fins pessoais.

  65. Judson junio andrade vieira disse:

    A empresa foi errada porque as pessoas não pode mecher nas coisas pessoais da pessoa e a empresa não podea mecher nas coisas pessoais.

  66. Na minha opinião ele esta certo a demitila porque sabemos que dentro de uma empresa devemos nos agir como profissionais, e que o mal uso da internet dentro de uma empresa pode nos causar uma enorme dor de cabeça. Eu não sei como foi mais na minha opinião ela estava completamente errada o email dentro da empresa não pode usar para usos pessoais mais sim para facilitar o meio de contato nas empresas.

  67. Kelvy Mateus Moreira disse:

    A maioria das empresas hoje,cada funcionario tem seu e.mail que é da empresa.Portanto se ela estiver usando o e.mail da empresa com site pessoal,a empresa estar certa em mandar a funcionario a ser demitida.

  68. Maicon Douglas Da Silva disse:

    eu achei certo a demisão por justa causa por ele nao saber usar o e-mail.

  69. Ana Claudia da Silva disse:

    Na minha opinião a turma regional do trabalho estava certissíma em demitir esses funcionários,pois eles estavam utilizando o computador da empresa,e, tratando de assuntos pessoais por e-mail,que não tinha nada a ver com o trabalho,o que é muito errado por que se eles estão no trabalho é para executar certa tarefa e não para ter a sua privacidade.

  70. leticia levisthaini disse:

    na minha opiniao a empresa esta certa por demitir a funcionaria porque ela diveria ter pergunta antes de fazer qualquer coias.

  71. graciele disse:

    Eu achei errado a atitude dela ,mas se eu fosse a empresa verificava tudo direitinho e se essa mulher fosse uma boa trabalhadora eu converçaria com com ela e daria uma nova chance.

  72. alexandre junior disse:

    a fucionaria e a empresa deveria juntar provas para provar o erro da fucionaria e a fucionaria para provar sua inocencia.

  73. jaqueline taliele disse:

    A empresa estava certa pois o e-mail da empresa é para uso profissional e não pessoal pois podem ocorrer racker e viros nos computadores.

  74. vitor gustavo disse:

    Eu achei certo a demição de justa causa porque e totalmente incorreto voce mecher em seu e-mail dentro a demição foi correta porque se voce quiser mecher em seu e-mail particular voce tera que fazer isso na sua propria casa ou em outro lugar que não seja na empresa

  75. Sabrina Leite disse:

    Acho que o uso indevido da internet nas empresas e devidamente errado , porque no seu local de trabalho você não vai deixar de fazer as suas obrigações para ficar batento papo no MSN.
    E não adianta falar a mais o meu amigo entra no orkut dele, Porque eu não posso? Ou então falar mais o meu chefe nem tava na sala, uma coisa não influência a outra. O uso e incorreto e todos sabem disso, o erro de um não justifica o seu pois na hora de comete-lo ninguém te obrigou. E cada um e responsável pelo seus proprios atos.

  76. Ana Carolina disse:

    Bom , eu sempre achei errado usar o orkut , no trabalho . Na minha opinião esses sites de relacionamentos só devem ser usados em casa ou em uma lan house , mas não em um ambiente de trabalho .
    E eu achei certo a empresa ter demitido a funcionária , é claro que é preciso provas para julgar alguém , mas no texto dizia que além dela usar sites para fins pessoais ela também desrespeitava clientes da empresa.
    Horário de trabalho pra mim , é horário de trabalho e não de ficar ” fuxicando” no orkut . E é claro que respeiro aos clientes é fundamental . Mas não só os clientes .

  77. Vinicius Ildenio Lopes disse:

    dependendo da impresas voce pede ser mandado embora por justa causa.
    mas tem outras impresas que voce tem que trabalhar com email.

  78. Lucas Moura disse:

    eu acho que apartir do momento que voce esta na empresa voce tem que agir como proficional nao como uma criança pois se voce esta ali e por que voce tem capacidade entao aproveite seu tempo na empresa e de seu melhor para conseguir um lugar de respeito e um bom cargo

  79. Juan disse:

    o que ela fez foi muito errado, por que quando for trabalhar em um empresa tem que trabalhar com vontade, custa conseguir mais quando consegue tem que aproveitar a chance para ser um bom trabalhador

  80. jessica monica vieira disse:

    Na minha opnião a empresa estava certa pq ela sabia q não poderia mexer em emails pessoais.ela estava siente q isso foi avizado desde o inicio.ja na opinião dela na comunidade,tambem ela estava errada pq si e uma opinião sobre a empresa,ela poderia chegar em seu chefe e falar o que ela estava sentindo ali naquele ambiente.

  81. douglas alves de freitas disse:

    essa atitude tomada com a funcionaria foi muito certa pois,quando entramos na empresas e falado o que pode, e o que nao pode. mas muitas das vezes as pessoas pensao q sao mais espertas que a empresa, mais nao é, por isso a maioria das pessoas sao demitidas.

  82. brendon disse:

    Nossa,super certo o que fizeram com a moça, não se pode usar a empresa para esse tipo de coisas ainda mais se for pessoal.Mas já no segundo caso acho que a empresa agiu precipadamente pois o rapaz so estava se expressando fora do local de trabalho.

  83. guilherme de castro babeto disse:

    Também acho essas attitudes tomadas certas, pois a empresa não paga seus funcionários para mexer com assuntos pessoais em seu ambiente de trabalho, e muito menos criar comunidades á respeito da sua própria empresa e publicá-la na internet, onde centenas e até milhares de pessoas possam ver.,
    É um desrespeito com a empresa e fora a falta de caráter de fazer isso sabedo que tra balha nessa empresa. Respeito é bom e todos gostamos.
    GUILHERME BABETO.

  84. Gustavo disse:

    Bom eu acho k esta serto a TRT pois quando estamos em uma empresa e para trabalhar para executar a nossa funçao e naum ficar entrando em site k naum sao da empresa ou k naum esta em nosso departamento pois essa sentença da TRT e bem sucedida com o uso indevido do e-mail dentro da empresa ou ate msm com os funcionarios da empresa mais fora dela … isso k eu acho

  85. Marcos disse:

    Eu concordo com a demissão por justa causa por mau uso so e-mail e do orkut ,se a pessoa esta insatisfeita com a empresa pede conta não fica comentado pelo orlut não ou então fica calado.
    Eu acho que no nosso serviso não e lugar de meche nos nosso e-mails, por que nois tem computador em casa pra que mecher no computado da a empresa pode ate se acreado.
    Acho certo ter colocado esta lei, eu acho que pode deiminuir um pouco de demição
    nos serviço.
    se a empresa tem regras são para se comprir.

  86. luiz filipe disse:

    A demissão foi muito justa,pois dentro de um ambiente de trabalho não se pode usar de forma alguma o compoutador da empresa para seu uso pessoal.
    Consertesa a pessoa que faz esse tipo de coisa em uma empresa,já entra conciente e sabe muitto bem que isso é proibido mas isso é falta de vergonha na cara não saba onda começa e termina seus direitos. Tocando no assunto da moça que foi demitida achei justa a sua demissão porque o E-mail e para uso comercial da empresa não para uso particular.Isso mostra a falta de interesse e má condulta dentri do seu ambiente de trabalho,mostra também que algumas pessoas não estão preparara para o mercado de trabalho,estão dado mole pois pessoas que são demitida dessa forma depois se for arrrumar emprego em outro lugar e perguntar porque ela foi demitida o que ela vai responder nada e essa pessoa não pode nem questionar e nem argumentar pois quandoa empresa ligar para sua empresa antiga e eles passar a informação de que vc não foi um bom fucionário,poucas empresas vão te querer para o mercado de trabalho e aí até conseguir provar que 2+2 é 4 vc jádesperdiçou muito tempo.

  87. brendon disse:

    Nossa,super certo o que fizeram com a moça, não se pode usar a empresa para esse tipo de coisas ainda mais se for pessoal se a empresa tivesse liberado o acesso em outro E-mail tudo bem mas logo o da empresa que varias pessoas usam ja pensou se alguem descobre algo importante da vida dela que so cabe a ela saber .Mas já no segundo caso acho que a empresa agiu precipadamente pois o rapaz so estava se expressando fora do local de trabalho e naum no computador da emprsa como a moça que usava ate o E-mail da empresaacho aue ele deveria recorrer a justiça pois tem direito de ter uma pagina pessoal e exprssar suas decepçoes que acontecem dentro e fora da empresa e se as reclamaçoes fossem mesmo verdade porque aemprsa naum procura um melhor jeito de agir comunicando-se
    com funcionarios.

  88. O e-mail pode ser usado sim para assuntos particulares, mas em momentos e “locais” adequados, que não foi o caso dessa mulher, que infligiu a lei que fala:
    “O e-mail corporativo não pode ser comparado a cartas, e-mails pessoais ou telefones, que possuem cunho pessoal.”
    GUILHERME BABETO. 29 de Abril de 2011.

  89. Acho certo ela ter ido
    mandado por justa causa
    e acho que ela nem deveria reclama
    tudo tem limite,
    e-mail da empresa
    é dedicado às coisas respectivas
    ao trabalho, à profissão,
    Portanto que entra no seu email pessoal c
    omo orkut fazer comentarios
    de asuntos que não faz
    parte da empreza existe
    varias aceso plubico na rua
    na empreaza não e lugar de fazer i
    sso eh comtratado para trabalha sim!

  90. A nossa constituição democrática nos dá liberdade de expressão e também temos direita a privacidade, mas privacidade no Orkut? É melhor tomar mais cuidado com as redes sociais.
    Fico a favor da empresa, pois em hipótese alguma se deve usar a internet durante o expediente para fins pessoais, ainda mais o Orkut, e se tens problemas com a empresa ou simplesmente não gosta dela, saia, é melhor que ficar a difamando via Orkut e ser demitido sem direito a nada, alem disso dera muito difícil conseguir emprego depois disso, pois que empresa contratará um funcionário que poderá difama-la caso fique insatisfeito com emprego.
    Além disso ela desrespeitava os clientes. Como eu disse antes: se não gosta da sua profissão, saia, e melhor que fazer errado e com desprazer.
    Que empresa contratará alguém que alem se usar a internet dá empresa contra ela mesma, ainda desrespeita os clientes?
    Gostando ou não do seu emprego, não fale mal e nem “puxe saco” da empresa – eles saberão que é falsidade – e cuidado com o Orkut

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s