Orkut é prova para demissão por justa causa


O site de relacionamentos Orkut foi aceito como prova pela Justiça do Trabalho de Porto Alegre. Através do portal, foram descobertas evidências que embasaram a demissão por justa causa de uma funcionária de uma escola de ensino médio da capital. A ex-colaboradora era suspeita de repassar aos alunos conteúdos de provas, facilitando-lhes a cola através de cópias reduzidas do material.

Pelo Orkut, a Justiça encontrou, no perfil da funcionária, mensagens de alunos agradecendo pelo material. Entre outras frases, alguns estudantes diziam que não conseguiriam ter passado nos exames se não fosse a “ajuda” da colaboradora.

Retirado do site:
http://multimidiablog.blogspot.com/2006/05/orkut-prova-para-demisso-por-justa.html

Sobre cesambh

Educador de informática do CESAM de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

51 respostas para Orkut é prova para demissão por justa causa

  1. gisele pereira disse:

    nesse texto eu achei certo ela ter sido demitida pois é muito ruim voce estudar a semana inteira, o dia inteiro e as vezes nao passar pra vim uma “esperta” e dar a prova toda para alunos que nao tiveram comprometimento com os estudos, chega a ser revoltante pois pra gente que muitas vezes nao temos o tempo nescessario para o estudo e mesmo assim estudamos é ruim saber que pessoas que nao quiseram estudar, ou seja, ficaram esperando cair do ceu. É mais do que certo ter demitido ela.

  2. José Lucas disse:

    Nesse caso a justa causa foi correta pois a professora não estava cumprindo com o seu dever que era ensinar, se na prova ela já dava essa “ajudinha” imagina em sala de aula. Porém em empresas acredito que o orkut poderia ser liberado para quem o saiba usar, tipo assim, quando não houver nenhuma tarefa no momento, horário de almoço, lanche, e acredito também que isso ajudaria muito pois a pessoa ficaria mais rápida na digitação e poderia matar a saudade de alguns amigos que já não tem tempo de ver e conversar.

  3. guilherme disse:

    – bom eu concordo nesse casso pois A ex-colaboradora tava facilitando a cola dos alunos através do orkut ai eu achei certo ter mandado ela embora por justa causa pois ela estava lá pra ensinar os alunos mais não passando a cola para eles, ela devia us capacitar para que eles pode cem passar a prova sem precisar colar, passar com os seus próprios conhecimentos, nesse caso é sem duvidas a melhor decisão a ser tomada… ; -D

  4. Lucas disse:

    Minha opinião formada desse assunto ,e que ela como funcionaria da escola numca deveria ter passado nada para os alunos e o pior ela passou os mateiras paraos alunos ne uma rede pública considerado uns dos sites mais visitados pelos mundo ela naum deveria ter feito isso de forma alguma.
    Ela e nem ninguem não deveria ter exposto vida profissonal com vida pessoal no orkut o orkut e um grande arma para demissão de funcionarios.
    Ela esta atrapalhando o desempenho dos alunos em vez de ajudar tem que ser justa causa nesses casos.

  5. jhonatan gomes disse:

    Eu acho que orkut no trabalho não deve ser usado
    porque alem de ser uma falta de respeito muito grande é também um áto de justiça por que o orkut é um material muito pessoal e não deve ser usado assim em quaquer lugar.
    O orkut é bom para se ter comunicação e entreterimento mas deve ser utilizados só em locais apropriados. E é isso
    ai que
    eu
    acho sobre
    o
    ORKUT……

  6. Jorge luiz disse:

    Agora uma pessoa como esta tem que ser mandada embora por justa causa mesmo,onde já se viu uma professora passando a cola da prova para os aluno pelo orkut. Isso e uma sacanagem mesmo porque em quando agente se mata de estudar vem uma professora muito esperta e passa a cola para os aluno pelo orkut, agora uma ou outra ou ela queria ficar livre dos alunos logo ou os alunos molhava a mão dela com alguma graninha.
    achei a demissão dela correta, eles tinha que demitir ela mesmo…

  7. marcus disse:

    Eu acho que isso é certo proibirm, pois o orkut atrapalha o seu desenvolvimento na empresa,te despersa do seu trabalho e te desanima a cumprir
    com suas obrigaçoes,atrapalhando os demais e colegas e isso nao e bom para o seu dia dia.

  8. Alvaro disse:

    Ela teve a demissão correta, por passar a cola das provas , facilitando a cola através de cópias reduzidas do material.Seria justo tambem a punição dos alunos beneficiados com as colas . Eles deverião revaser as provas todas ou repetir o ano letivo, A partir do ponto em que ela omeçou a passar a cola das provas.

  9. daniely dos santos lima disse:

    Eu acho certo a funcionaria ter sido demitida por justa causa, porque ela nao estava comprindo com o seu papel como professora que é ensinar. Sabemos que a internet e uma fonte de informações, onde conhecemos pessoa novas conhecemos o mundo falamos com muitas pessoa, e é na internet que divulgamos trabalho ou que quer que seja tanto para o bem tanto para o mau como fez a professora.

  10. Thales Augusto Fagundes disse:

    Não há o que falar pois nesse caso a demissão por justa causa foi concerteza por uma justa causa. Penso que professores são pagos para repassar os seus conhecimentos adquiridos de uma forma que os alunos consigam “se virar” sozinhos a fim de alcançar esses conhecimentos. Nesse caso a “professora” passava as respostas dos conteúdos das provas pelo Orkut, o que fazia com que os alunos tirassem a nota máxima e consequentemente caminhavam com facilidade para passarem no ano letivo. Penso eu que a justiça do trabalho de Porto Alegre agiu de forma perfeita ao demitir por justa causa essa suposta professora. É nesses fatos que percebemos o quanto a educação no Brasil é boa…

  11. Isaias nacione costa silva disse:

    O orkut nada muitas pessoas embora por justa causa ,porque asmuitas pessoas achão que não vão descobrir, e isso acaba virando burise, por que sabem que não podem e mesmo assim entram pensando que ninguem vai descobrir.
    As vezes o patrão espera você fazer alguma coisa ruim, para te mandar embora por justa causa, e o dinheiro que ele ia te pagar, ele arruma uma outra forma de gastar, como contas, pagamentos,etc.
    Eu acho que o orkut tem o seu lado bom, mas,
    as pessoas não fazem muita uilidade desse lado.

  12. Robson Batista dos Anjos disse:

    A atitude desta ex- colaboradora foi anti- ética e desonesta ao mandar cola pela internet atravéz do Orkut para os alunos, porque os alunos devem se esforçar para conseguir um bom desempenho escolar; sem precisar da “ajuda” dessa mulher.

  13. concerteza tem que ser demitido mesmo, porque você t ino para trablahar e nap para navegar em site de relacionamento…Geralmente as empresa não gostam porque corre um grande risco te ta passando ingormaçoes para pessoas te fora.. Eu sou totalmente a favor dessa lei e acho muito justo

  14. concerteza tem que ser demitido mesmo, porque você ta indo para trablahar e nap para navegar em site de relacionamento…Geralmente as empresa não gostam porque corre um grande risco te ta passando ingormaçoes para pessoas te fora.. Eu sou totalmente a favor dessa lei e acho muito justo

  15. Antonio disse:

    Nisso eu concordo pois entrar no orkut é perigoso mesmo quando você esta em uma empresa pois será mandado por justa causa mesmo não fazendo nada de errado.Gosto muito de entrar no Orkut mais saberei me controlar ao entrar em uma empresa saberei onde é o lugar e o momento certo para acessar esses tipos de sites.Eu acho que o orkut tem o seu lado bom, mas,
    as pessoas não fazem muita uilidade desse lado.E só consegue se dar mau e fazendo o lado ruim alias o Orkut é bom pois onde vc conhece pessoas lugares e etc.Mais existem pessoas burras insiste em fazer essas como essas Ex-funcionaria.

  16. Rafael Melo disse:

    Achei muito errado a atitude desta funcionaria pois passar resposta de provas a alulos pelo orkut nao é coisa que se faça.
    E tambem e muito facil chegar na em frente de um computador abrir a pagina do orkut e ver la todas as resposta de uma prova.
    E eu acho que alquem devia estar dando alguma coisa em troca a essa mulher, porque ninquem ia chegar la de boa vontade e colocar resposta de provas no orkut.

  17. warlisson disse:

    O uso do orkut.foi uma maneirar bem errada pela,colaboradora.passando cola,eu acho quem sim e demição por justa causa,devido a essa grande,falta de respeito a justicar, pra que isso,que tirar nota boa então vai estudar,agora ficar se queixando.agora não tem mais volta.porque os professores são pagos para encinar os deveres caso surgir alguma duvida da materia que você não tenho entendido pergunte ele ta alir para tirar suas duvidas.

  18. Luiz Sérgio disse:

    Nesse caso eu achei a sua demissão correta poque tem muitas alunos que ficam estudado hora para tentar tirar uma boa nota na prova e as vezes conseguem e outros não, mas passar cola para outro aluno isso eu acho muito injusto pois se o aluno não tem comprometimento com a escola ,pra gente é constragedor,porque muitas vezes não temos muita oportunidade com os estudos e mesmo assim estudamos e é muito ruim
    saber que tem pessoas colando.

  19. everton disse:

    pois pra gente que muitas vezes nao temos o tempo nescessario para o estudo e mesmo assim estudamos é ruim saber que pessoas que não quiseram estudar, ou seja, ficaram esperando cair do ceu. É mais do que certo ter demitido elas.ajente sabendo tem prova deixa de estuta para sair,devertir,brincar.poriso tem quer ser aprovado a denição por justa causa, eu apoio esta LEI porque ela e muito justa.

  20. brendo lorailly disse:

    que uma colaboradora de uma escola foi mandada em bora por justa causa por pasar cala de provas para os alunos de uma escola de isino medio,eisto e totalmeti errado porcausa de eves de estar ajudodo etar atrapalhado fasilitado a prova coiso eles não eprendem nada,e ate alunos falaram que se não fose a cola ele não tinham coseguido,e niso oque ele aprederam,não aprederam nada,e pela aprovasão da justisa eles estão totalmete sertos porque isto não pode acoteser .

  21. william junio disse:

    essa pessoa fes errado tanbem porque se esta
    dentro da enpresa e para usar o email que voçe
    vai utilizar dentro da enpresa se voçe fas o seu
    email pessoal e seu email para utilizar dentro da
    enpresa se voçe utilizar o seu email pessoal dentro
    da enpresa para enviar recados para amigos
    voçe esta fazendo errado voçe usa o pessoal so se for na sua casa ou na lan house dento da enpresa e lugar de trabalhar nao de brinca se fazer isso
    e mandado enbora por justa causa.

  22. icaro gabriel disse:

    Isso estar totalmente errado o que a funcionaria estava fazendo,porque ele não podia dar as respostas para aos alunos ele estava automaticamente se demitindo porque não pode dar cola aos alunos porque eles estão na escola para estudar,Ele foi tão burra que ela estava ulizado o Orkut mesmo que a léi não tenha chegado ai dá não pode utilizá-lopor que ela estava em local de trabalho.

  23. luiz gustavo disse:

    A demissão da professora foi justa, pois o orkut é um meio das pessoas fazer amizades, se relacionar, etc. Mas algumas pessoas usa isto para se beneficiar, como é o caso da professora ela passar a cola para os alunos é errado. Por que com isso os alunos não aprenderam a estudar,ou é isso ou a professora não sabe dar aula, mas ela não iria fazer isso de graça, ela deve esta ganhando alguma coisa por fora,por que nada nessa vida é de graça,
    concorda comigo ?

  24. Icaro meireles de A. disse:

    Eu acho certo a funcionaria ter sido demitida por justa causa, porque ela nao estava comprindo com o seu papel como professora que é ensinar. Sabemos que a internet e uma fonte de informações, onde conhecemos pessoa novas conhecemos o mundo falamos com muitas pessoa, e é na internet que divulgamos trabalho ou que quer que seja tanto para o bem tanto para o mau como fez a professora.

  25. vinicius valentim disse:

    Eu achei bom ela ter sido demitida por justa causa que professora é esta? que passa as respostas da provas pelo ORKUT muito errado se ela quisesse mesmo da aula ela nunca passaria a resposta da prova tinha que deixa ver os alunos tem conhecimento mesmo sendo colegas ou amigos sei la é inadequado fazer isso muito errado o que esta professora fez.

  26. Davidson Antonio da Silva disse:

    Na minha opinião o uso do orkut na empresa onde se trabalha,é exremamente errado pois é um relacionamento sendo assim não vai acrescentar nada de interessante na empresa; porém acho exageiro a demiissão por justa causa.

  27. lucas herique disse:

    ela deveri ser proibida de dar dulos, pois de continuar fazendo estas coisas de dentro de outra secola. achei que foi demitida porque não soube a ora de parar, mesmo que não tivesse nem ter comesado

  28. Leandro santana da silva disse:

    Na minha opinião, acho correto a funcionaria ter sido demitida, pois ela nao estava cumprindo com suas obrigações, ela ja tinha sua vida formada, os meninos que nao tinham uma formação, estava precissando dela para pode-se ter um formação mais digna.pois profissional nenhum tem o direl de fazer isso

  29. Alan disse:

    acho mais do que justo ate porque quando o adolescente assina o contrato de trabalho ele esta ciente de que é proibido mexer tanto ORKUT quanto no EMAIL sem autorizações,isso da demisão por justa causa.Os educadores do CESAM falam quase o tempo todo que não pode mexer, que se voce pode ser mandado embora por justa causa sem os direito do trabalhador.

  30. thiago e marcelo disse:

    Foi mais do que justo a demissao dessa funcionaria porque ela estava cometendo um crime passando cola de prova de escola.

  31. igor alef disse:

    Nesse caso nao tem duvidas de que a justiça esta certa por que ela esta facilitando os alunos a passar nas provas

  32. Lucas Lima disse:

    concordo, pois oque demitiu ela nao foi algo do orkut, sim a atitude que ela teve.

  33. SELLEN disse:

    FOI JUSTO A DEMISSAO DELA,POIS FAZENDO O QUE ELA ESTAVA FAZENTO ,OS ALUNOS NAO IAM APRENDER NADA

  34. tiago inácio gregorio disse:

    foi mais do que justo a demissão da professora porque ela estava passando cola de prova na escola,e além disso os alunos iam passar na prova sem saber nada do que tinha feito.

  35. tiago inácio gregorio disse:

    foi mais do que justo a demissão da professora porque ela estava passando cola de prova na escola,e além disso os alunos iam passar na prova sem saber nada do que tinha feito por causa da professora.

  36. Diogo Henque disse:

    Bom dia

    concordo com a demissão por justa causa por que local de trabalho e para trabalhar não para ficar em sites de relacionamentos dando informacões para pessoas

  37. leandro fagundes silva disse:

    Eu acho que tem que ser demitida, porque se for ir para trabalha você não pode fica mechedo no orkut, e todos sabem que não podem mas meche assim mesmo, depois e demitido por uma coisa boba, e perde a oportudade que vida oferece.

  38. leandro fagundes silva disse:

    Eu acho que tem que ser demitida, porque se for ir para trabalha você não pode fica mechedo no orkut, e todos sabem que não podem mas meche assim mesmo, depois e demitido por uma coisa boba, e perde a oportudade que vida oferece

  39. A demissão foi coreta por que ela passava cola para os alunos pelo orkut au enves de ajudalos demtro de sala

  40. Vinicius Ildenio Lopes disse:

    Sim! por que voce quando estar trabalhando voce nao pode entrar ne site de relacionamento, ou seja orkut, msn etc.

  41. Juan disse:

    a atitude dela foi erradissima assim os alunos não aprendiam nada por que so colavam

    • Juan disse:

      Não há o que falar pois nesse caso a demissão por justa causa foi concerteza por uma justa causa. Penso que professores são pagos para repassar os seus conhecimentos adquiridos de uma forma que os alunos consigam “se virar” sozinhos a fim de alcançar esses conhecimentos. Nesse caso a “professora” passava as respostas dos conteúdos das provas pelo Orkut, o que fazia com que os alunos tirassem a nota máxima e consequentemente caminhavam com facilidade para passarem no ano letivo. Penso eu que a justiça do trabalho de Porto Alegre agiu de forma perfeita ao demitir por justa causa essa suposta professora. É nesses fatos que percebemos o quanto a educação no Brasil é boa…

  42. Lucas Moura disse:

    pois essa demisao e certa pois no trabalho vc nao deve entrar em sites de relacionamento como orkut,msn,twiter etc…

  43. douglas alves de freitas disse:

    olha nesse caso eu concordo porque a moça estava fraudando conteudo escolar ajudando os alunos a passarem de ano na escola,por isso que as empresas deixam todos os sites liberados para testar o seu empregado…FIQUEM ESPERTOS COM ISSO!!!

  44. jessica monica vieira disse:

    Foi otimo ter admissão dessa funcionaria.pois eo educadores estao ali para ensinar..

  45. Essas atitudes do Tribunal de Justiça de porto Alegre não são nada mais que precavidas; Colocar o próprio Orkut para descobrir a integridade e o profissionalismo do funcionário.
    essa medida pode ser considerada evasiva, mas é também avliativa e precavida, informando a empresa das “certas ” atitudes de cada funcionário.
    GUILHERME BABETO.

  46. Realmente! Justa causa.
    Mas devo dizer que a compreendo, imaginem vocês uma professora que não sabe e não gosta de lecionar, que vai a escola só pelo salário e não por prazer.
    se todos os alunos tirarem notas ruins, ela poderá ser substituída, então ela passa a “cola” para eles.
    Chega a ser revoltante, ela é desprezível.
    Até que enfim o Orkut serviu para alguma coisa de útil, alem de troca de mensagens da internet.
    eu não entendo por que uma pessoa continua na sua profissão mesmo depois de anos de insatisfação e desprazer. Eu partiria para outra!
    Só não entendo como essa professara foi descoberta, ou ela estava sendo investigada a algum tempo ou ela foi traída pelos seus. A segunda opção é mais provável, pois a justiça é muito lenta. Hahaha! é isso que se pode esperar de alunos que trapaceiam.
    Agora, para você aluno que se acha esperto, e para você professora que odeia sua profissão: CUIDADO COM O ORKUT!

  47. Gustavo disse:

    Bom o orkut e uma prova fenomenal para kem ker descobrir si o funcionario esta executando a sua funçao dentro da empresa com dignidade e com pensamento na empresa para ela crescer e agora o orkut e uma lei de demissao por q justa causa pois o orkut e uma lei k vc esta querendo manter contato com alguem de dentro da empresa ou fora tbm e isso te prejudica dentro da empresa pois eu acho k esta certo essa lei da empresa de colocar o orkut em demissao justa causa e tbm naum so em empresa k acontece isso em hoje em dia naum acontece tbm em escola como foi o caso q aconteceu na escola do ensino medio com uma es-colaboradora k estava tentando passar cola para as alunas e facilitando as provas e exercícios avaliativos e o uso da cola tbm eu acho ruin um pouco pois quando vc for para uma empresa vc naum vai ter um colaboradora para ficar te passando as colas naum por isso eu acho errado e se vc naum estudar onestamente vc tbm naum vai trabalhar onestamente por isso eu acho errado o uso do orkute com pessoas da mesma aréa de serviço ou de escola do q vc pois isso pode te prejudicar muito em seus estudados e em seus serviços . por isso k os professores do cesam ou educadores falam k naum podem ficar mechendo em o q naum si deve mecher ou em o esta fora do seu acesso de serviço bom isso k eu acho sobre o uso indevido do orkute

  48. Não há o que falar pois nesse
    caso a demissão por justa causa
    foi concerteza por uma justa causa.
    Bom provas são feitas para teste
    pra saber a
    capacitação de um aluno
    e o que eles aprenderam .
    A funcionaria estava totalmente errada
    em passa a colar para alguns alunos no
    orkut pois eles tem a
    obrigação de pesta atenção nas aulas e
    estudar para provas como
    muintos outros alunos.
    Foi justa a demisão dele
    pois fazendo oque ela
    estava fazendo os alunos não
    ia aprender nada ..

  49. luiz filipe disse:

    Pra mim foi extremamente correto a sua demissão,porque não adianta passar de ano sem saber nada.essa professora pra mim não tem conciênncia do que faz empurrar um aluno de uma série a outra sem que no outro ano ele não vai saber nada.

  50. brendon disse:

    Nossa que cara de pau essa moça hein logo na escola que eh lugar que deve ser disciplinado ela vai e apronta uma dessas ve se ela ia gostar se o filho dela passasse ded an o com um emperrao de uma mulher atoa que ia trabalhar por diversão e passava todo o conteudo das provas pros alunos e eh assim que querem fazer um pais melhor edizem que estão todos pela educaçao umas pessoas dessas naum devian pssar em comcursos nem pra lixeiro,Mas a culpa naum era so dela naum era dos alunos tambem que continuavam e continuavam a incentiva-la acontinuar e ela os incentivava a viver de trapassas e naum estudar,tornando os em trapaceiros ,burros e sem futuro nehum ,ela deveria ser pressa por esse ato de estrema falta de carater que era passado a nossos jovens,sei que vaios jovens queriam uma dessas na escola mas vão por mim naum eh nenhum pouco bom passar sem saber nada, eu por exemplo tenho amigos que passaram empurrados e hoje naum sabem fazer nada .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s